quinta-feira, 12 de setembro de 2019

A Rainha Branca - Philippa Gregory - Opinião - Civilização Editora



Sinopse: A história do primeiro volume de uma nova trilogia notável desenrola-se em plena Guerra das Rosas, agitada por tumultos e intrigas. A Rainha Branca é a história de uma plebeia que ascende à realeza servindo-se da sua beleza, uma mulher que revela estar à altura das exigências da sua posição social e que luta tenazmente pelo sucesso da sua família, uma mulher cujos dois filhos estarão no centro de um mistério que há séculos intriga os historiadores: o desaparecimento dos dois príncipes, filhos de Eduardo IV, na Torre.

Opinião: Que saudades que tinha de ler Philippa Gregory, já passaram alguns anos desde que li um livro desta escritora e este em particular já estava na estante à bastante tempo, por isso foi com enorme satisfação que o li e voltei a embrenhar-me nas histórias de Gregory.
A história de Inglaterra tem contornos fabulosos, por isso é sempre fascinante aprender um pouco mais sobre a mesma, conhecia um pouco da Guerra das Rosas e da história dos príncipes desaparecidos na torre, por isso foi muito interessante a pesquisa histórica que a escritora desenvolveu e a transpôs para o livro dado que construiu uma história super envolvente e emocionante.
Este primeiro livro apresenta-nos Isabel Woodville, uma plebeia que acaba por conquistar Eduardo, e acaba por casar com este em segredo, e a partir daqui começa todo um jogo de poder, amor, traições e jogos de bastidores, tudo com o objectivo de atingir o trono. Isabel é uma personagem poderosa e engenhosa, embora a sua ambição implacável por vezes acabou por originar em mim um pequeno sentimento de frustração no final da história.
Um aspecto que achei interessante, foi o o factor sobrenatural adicionado à história, em que temos a deusa da água Melusina aliado à história de Isabel, pois ela e as mulheres da sua família descendem deste ser sobrenatural, acabou por funcionar na minha opinião. O ponto de vista da escritora em relação aos príncipes desaparecidos na torre foi interessante, dado que é um mistério que nunca foi resolvido. 
O único problema que achei no livro, foi o facto de com tantas batalhas, alianças alteradas e conspirações por vezes acabamos por ficar confusos, dado que são muitas as personagens que vão aparecendo, não esquecendo o facto de haver uns quantos Eduardos e Ricardos que ás tantas já não sabemos sobre quem estamos a ler.
Em suma, penso que para quem gosta de romances históricos é imperdível, a história é envolvente, fluída com uma pesquisa histórica muito bem feita, aliado a um toque sobrenatural tudo bons elementos que fazem que queiramos ler o próximo volume rapidamente.







Sem comentários:

Enviar um comentário