sexta-feira, 9 de agosto de 2019

Deixa-me Mentir - Clare Mackintosh - Opinião - Cultura Editora



Sinopse: Depois do seu pai e da sua mãe terem acabado com as próprias vidas de maneira muito parecida, em dois suicídios brutais e com intervalo de apenas alguns meses, Anna está a tentar virar a página do passado trágico da sua família e recomeçar a sua vida. O novo namorado e o filho vieram para trazer à Anna alguns sorrisos no meio do caos. Mas, mesmo com todo o seu esforço para superar os seus traumas e se entregar aos novos começos, o seu passado de repente volta à tona trazendo ainda mais dor e devastação.
No primeiro aniversário da morte da sua mãe, Anna recebe um bilhete anónimo e perturbador: Suicídio? Pensa melhor. Será possível que alguém poderia ser cruel ao ponto de fazer uma brincadeira dessas? Ou de facto existe algo por trás do suposto suicídio de seus pais?
No fundo, Anna nunca entendeu como eles tinham sido capazes de tirar as suas próprias vidas de maneira tão cruel.
Deixa-me Mentir tem o ritmo lancinante que é a marca de Clare Mackintosh. Carregado de reviravoltas, deixa qualquer um em estado de choque da primeira à última página.

Opinião: Clare Mackintosh raramente desilude, e este Deixa-me Mentir mergulha numa história que apesar de ser mais leve a nível de suspense, explora a dinâmica familiar e os segredos com grande sucesso, o livro é emocionante, tenso subtil alias tão subtil que só percebemos que tudo está errado no fim do livro.
O núcleo deste livro é sobre família, onde é explorado até onde iremos para manter aqueles que amamos seguros. A nossa protagonista é Anna Johnson, uma jovem que está em recuperação de um duro golpe na sua vida, ambos os pais de Anna  suicidaram-se numa  sequência trágica de eventos. Anna suspeita sobre as circunstâncias em relação à morte dos seus a morte pais e recusa-se a acreditar que eles a iam deixar assim sem motivos, e é quando um acontecimento bizarro ocorre que lhe dá mais razões para duvidar sobre o suicídio.
A escritora tem a capacidade de criar personagens comuns em fascinantes, apesar de tudo gostei mais do personagem Murray o policial reformado que Anna recruta para examinar o caso de suicídio dos seus pais do que propriamente da personagem principal. Murray acaba por ser moralmente sólido, perseguindo a justiça, mas este personagem acaba por ter uma vida doméstica complicada dado que Sarah a sua amada esposa sofre de doença mental, mas dá um contributo muito importante no desenrolar da história.
Deixa-me Mentir concentra-se no tumulto interno de Anna para processar as pistas sobre o que realmente aconteceu, muitas vezes como leitora desejei um pouco mais de movimento, por vezes a leitura tornou-se morna desejando que algo de mais emocionante acontecesse.
Em suma este livro terá um final que certamente não estará à espera, existem momentos de tensão mas não são muito consistentes, apesar de tudo para quem gostar de um leitura de suspense mais leve, mais focado no drama pessoal e na tensão do que propriamente no suspense este é o livro a ler.





Sem comentários:

Enviar um comentário