domingo, 16 de junho de 2019

Fantasmas da Mente - Paul Tremblay - Opinião - Topseller Editora



Sinopse: A vida da família Barrett fica virada do avesso quando Marjorie, de 14 anos, começa a demonstrar sinais de esquizofrenia aguda. E quando nem os médicos conseguem impedir os bizarros episódios e o declínio mental da jovem, a família, desesperada, recorre à orientação de um padre católico. Este, acreditando que Marjorie está possuída por um demónio, apresenta-lhes a solução: executar um exorcismo.
Interessado em documentar a presença demoníaca, o padre entra em contacto com uma produtora de televisão e convence o pai de Marjorie a permitir que o exorcismo seja transformado num reality show. Em pouco tempo, a casa torna-se um circo de horrores mediático, dissecado pelo público que, em choque, assiste a tudo.
Quinze anos depois do sucesso do programa e da tragédia que assolou os Barretts, uma autora decide desenterrar a história com o testemunho de Merry, a irmã mais nova de Marjorie. Ao recordar-se do que viveu quando tinha apenas 8 anos, Merry traz a lume uma narrativa repleta de terror psicológico. E ninguém vai ficar indiferente às questões que levanta: memória e realidade, ciência e religião… e a verdadeira natureza do mal.
Afinal, que fantasmas se escondem na antiga casa da família Barrett?

Opinião: Quando acabei de ler este livro, tive que parar, sentar e pensar o que raio aconteceu aqui?
Definitivamente este livro não irá agradar a todos, mas sem dúvida que a história é desconcertante.
O livro começa com Meredith 'Merry' Barrett, de 23 anos a voltar à casa onde quinze anos antes a sua irmã mais velha, Marjorie, havia sido tema de um reality show em seis partes chamado A Possessão.  O reality documentou a possessão aparente de Marjorie por um demónio, e agora Merry está a ser entrevistada por uma escritora de best-sellers para contar o seu lado da história, mas como se lembra Merry dos eventos que ela testemunhou quando tinha oito anos de idade e as suas memórias do que aconteceu para colidir com aqueles documentados pela versão do documentário perguntamos, qual a versão é de facto a correta?
O autor aqui de forma muito inteligente não só brinca com a questão da memória e da realidade através das lembranças actuais de Merry, mas lança outra voz Karen Brissette que descortina todo o documentário e de forma brilhante referencia vários filmes de terror para justificar as cenas que iam acontecendo no reality.
Tudo isto tem  o efeito de colocar dúvidas na mente do leitor sobre se as lembranças de Merry são completamente precisas, se a versão editada da realidade é confiável, ou se Marjorie estava de facto possuída ou apenas uma adolescente psicologicamente problemática. A beleza de Fantasmas da Mente é que existem várias interpretações possíveis dos eventos e que as conclusões tiradas por um leitor podem ser muito diferentes das tiradas por outro.
Em suma é um livro muito bem escrito, certo é que não mete medo nenhum mas irá dar a volta à cabeça de quem o ler.




2 comentários: