terça-feira, 25 de junho de 2019

Demência - Célia Correia Loureiro - Opinião - CoolBooks


Sinopse: Numa pequena aldeia beirã, duas mulheres de gerações diferentes leem o seu destino nas mãos de um mesmo homem: Letícia foi vítima de um marido ciumento e manipulador, e Olímpia é a mãe extremosa desse agressor.
Mas quando Letícia regressa para assistir Olímpia, aos primeiros sinais de demência, os traumas que traz na bagagem ameaçam estilhaçar o silêncio conivente dos aldeões. Ainda que ostracizada, Letícia esforça-se por esquecer os tumultos do seu casamento, enquanto Olímpia pede ajuda ao amigo de infância, Sebastião, para reconstruir as próprias memórias e entender o que se passou com o seu único filho.
Demência traz-nos, através das vivências destas duas mulheres, a dura realidade de um Portugal rural e ainda tendencioso, e faz-nos repensar o significado de família e de comunidade, de inocência e de culpa.

Opinião: Obrigada Célia por esta história fabulosa, uma realidade nua e crua que nos faz querer acompanhar todas as personagens sem vontade de pousar o livro.
Demência transporta-nos para o ambiente de aldeia, onde todos se conhecem, todos falam da vida  dos outros por vezes muito pouco dado ao perdão e na sua maioria muito machista e é aqui que nos deparamos com a história de vida de Olímpia e Letícia, duas mulheres que não parecem ter nada em comum mas afinal são mais parecidas do que à primeira vista parece.
Letícia vai em auxilio da sua sogra Olímpia que começa a demonstrar os primeiros sinais de Alzheimer, esta espera recomeçar a sua vida de novo com as suas filhas  mas esta jornada nada terá de serenidade mas sim de ódio, preconceitos e de luta o que acabou por despertar um sentimento de conexão com todo aquele ambiente devido aos pormenores da escrita.
Ao longo dos livro vamos conhecendo e esmiuçando o passado de cada personagem e é fascinante irmos analisando o comportamento humano e as reacções às acções, os temas como violência doméstica, demência, aborto, alcoolismo são todos temas abordados no livro sem lamentações, mas de forma a não se tornar uma leitura pesada.
Cada personagem que vai aparecendo na história, encaixou de forma perfeita em toda a trama e foi muito interessante acompanharmos as histórias de vida de cada uma delas e a mensagem que cada uma acabou por transmitir.
Em suma, simplesmente aconselho a lerem este livro, apesar de todos os temas fortes que aborda esta é uma história de amor, amor maternal, amor pelo outro, amor pelos amigos, é um livro muito bem construído e profundo. 
 


2 comentários:

  1. Obrigada pela tua review e por te teres vivido o livro desse modo. Um grande beijinho!

    ResponderEliminar