terça-feira, 8 de janeiro de 2019

A Filha Desaparecida - Jane Shemilt - Editorial Presença - Opinião



Sinopse: As horas passam mas Naomi não aparece. A noite avança e Jenny desespera. A filha adolescente já devia ter voltado da escola, onde participou numa peça de teatro. A vida de Jenny, uma médica casada com um neurocirurgião de sucesso, está prestes a mudar.
Um ano depois da noite fatídica, Naomi continua desaparecida. A polícia procurou em vão e os piores cenários (rapto ou homicídio) parecem hipóteses remotas. A busca obsessiva de Jenny, que não desiste da filha, sugere outra explicação: as pessoas em quem confiava e que julgava conhecer têm escondido segredos - sobretudo a própria Naomi.

Opinião: Parece que o ano começou com leituras de pessoas desaparecidas, e este livro não foge à regra.
O romance de estreia de Jane Shemilt, Daughter, foi anunciado como um thriller sobre o desaparecimento de uma adolescente, mas para mim tem mais de drama familiar, com uma medida de suspense, centrada no desaparecimento de Naomi Malcolm, de quinze anos, este livro é também uma leitura que levanta questões sobre o conceito de saber se realmente conhecemos os entes queridos.
A Filha Desaparecida é contada a partir da perspectiva de Jenny Malcolm, a mãe da menina desaparecida Naomi, os Malcolm são uma família de classe média, Jenny e Ted são médicos muito centrados nas suas carreiras, mas uma noite  Naomi não chega em casa e tudo à volta que parecia perfeito afinal revela muitos mistérios. A narrativa muda de um lado para o outro, entre os dias que antecederam o desaparecimento de Naomi, até ao momento do desaparecimento e um ano ou mais depois. A incansável busca de Jenny para nunca desistir de encontrar a sua filha, resultou em amor e culpa, levando-a a uma conclusão dramática,  culminando numa cama de segredos, mentiras e traições que são reveladas vindas de Naomi, assim como do seu marido e dos seus outros filhos.
Se este livro tinha bons argumentos, para ser uma leitura interessante, dado que desconstrói
a construção de uma família aparentemente perfeita no início, expondo um interior cheio de mentiras, traições e más escolhas, assim como o facto de mergulhar na mente de uma mãe experimentando a culpa pelo desaparecimento de um filho, para mim não foi isso que aconteceu dado que dei por mim a deixar de estar entusiasmada com a leitura pareceu-me tudo muito lento, não conseguindo sentir grande apreço com as personagens, não senti o mistério e o suspense que aprecio neste tipo de livros e aquele final sinceramente não me convenceu.
Infelizmente um livro que poderia prometer, mas que me desapontou. 






 

Sem comentários:

Enviar um comentário