quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Vivenda Calamidade - Ellery Queen - Opinião - Livros do Brasil



Sinopse: Decidido a iniciar a redação do seu próximo romance policial num ambiente de tranquilidade, Ellery Queen deixa Nova Iorque e aporta a Wrightsville, típica cidade provinciana onde os dias parecem correr sem que nada de diferente aconteça. Os hotéis, porém, estão totalmente ocupados e não parece existir uma única casa para arrendar - à exceção de um pequeno anexo à mansão da poderosa família Wright, originalmente construído para acolher a filha Nora e o seu noivo, Jim Haight, antes de este desaparecer na véspera do seu casamento havia já três anos. Primeiro livro de Ellery Queen que tem como cenário esta cidade ficcionada, considerado o melhor da série Wrightsville, Vivenda Calamidade é um romance de grande riqueza psicológica, revelador de uma estrutura notável, onde as morte se sucedem numa lógica irrepreensível e onde um elegante cocktail numa festa de passagem de ano pode ser a arma do crime.

Opinião: Vivenda Calamidade marcou uma grande mudança na direcção dos mistérios de Ellery Queen, publicado em 1942, este foi o primeiro dos chamados mistérios de Wrightsville, que viu os autores (Frederic Dannay e Manfred Lee) a afastar-se dos enigmas da trama que lhes trouxeram tanto sucesso e em direcção a uma história mais voltada para o personagem.
O escritor de histórias de Nova York Ellery Queen decide mudar-se para uma pequena cidade na Nova Inglaterra,  a nossa personagem procura inspiração para seu próximo romance, este aluga uma casa que tem uma reputação muito má que ficou conhecida como Vivenda Calamidade. A casa foi construída pelo cidadão mais proeminente da cidade, John F. Wright, para que a sua filha e o seu novo marido morassem, pouco antes do casamento o futuro noivo desaparece, a casa é deixada vazia e a única pessoa que a aluga morre misteriosamente assim que se muda.
É a única casa na cidade disponível para alugar e Ellery está feliz em assinar um contrato de arrendamento de seis meses.
John F. Wright administra o banco local e a família Wright mais ou menos governa a cidade. Ellery é atraído para os dramas da família e este acaba por engraçar com a filha de Wright, Pat. Pat tem duas irmãs, Nora, aquela cujo marido Jim desapareceu e esta claramente teve algum tipo de colapso e raramente sai do quarto e ninguém quer falar sobre a terceira irmã, Lola, dado que esta não é respeitável.
Ao longo do livro vamos acompanhado o que se vai passando em torno desta família e é quando o noivo desaparecido reaparece tudo vira do avesso e acontece um assassinato. Todos parecem saber quem é o assassino mas Ellery tem as suas dúvidas e o que se segue é uma descritiva história para sabermos a verdade. 
Nunca tinha lido nada destes autores e apesar da história ser mais intrincada do que parece, acabamos por nos perder nas descritivas cenas e no rol de personagens que vão aparecendo ao longo do livro.
É um bom policial, mas peca pelo que foi apontado anteriormente e o facto de a tradução para o português não estar no seu melhor não ajuda a um estilo de escrito já de si um pouco diferente.  

Sem comentários:

Enviar um comentário