sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

The Haunting of Maddy Clare - Simone St James - Opinião




Opinião: Sarah Piper é uma mulher moderna que vive em Londres depois da Primeira Guerra Mundial, sendo a sua profissão secretária. Quando uma agência temporária oferece-lhe a oportunidade de trabalhar para o arrojado Alistair Gellis, ela assume a oferta - apenas para perceber, talvez muito tarde, que o seu novo trabalho exige que ela vá caçar fantasmas. Alistair é um escritor académico, que pesquisa lugares assombrados em Inglaterra e  o seu caso mais novo - o fantasma de uma criada chamada Maddy Clare - exige a assistência de uma mulher. Os dois viajam juntos para a pequena aldeia de Waringstoke, onde irão investigar o celeiro assombrado onde Maddy aparece e onde mais tarde têm também a ajuda de Matthew Ryder. Inicialmente, Sarah duvida de que os fantasmas realmente existem, mas para sua consternação (e terror) Maddy faz uma aparição horrível e é capaz de se conectar com Sarah, e é assim que Sarah compreende por que Maddy está cheia de ódio e em busca de vingança e terá então que ajudar o fantasma para que todos não se tornem vítimas da sua ira.
Em termos de trama, The Haunting of Maddy Clare é bastante clara: uma história de fantasmas misturada com o mistério atrás da vida de Maddy, e claro esta envolve os terrores de pequenas aldeias.
À medida que a história progride e Sarah, Alistair e Matthew conduzem a sua investigação acerca da assombração, conhecemos a verdade por trás do trágico e horrível mistério do passado da jovem Maddy. Os elementos de horror, mergulhados na natureza da assombração de Maddy e como estes alimentam  a sua raiva e medo são escritos com habilidade. É esse mistério, do passado de Maddy e do que ela quer, que impulsiona a história.
Além de todo o mistério envolto sobre Maddy, foi também interessante desvendar Sarah Piper e os diferentes desafios que esta enfrenta  num mundo de pós-guerra. O trabalho secou e, como mulher sem família ou meios, a realidade de Sarah é escassa. Sarah é uma mulher moderna na medida em que cuida de si mesma, existe essa tensão entre o que é aceitável e respeitado, em comparação com o mundo evolutivo mais novo e mais ousado. Há também o legado da guerra e como isso afectou Alistair e Ryder.
O lado do romance entre Sarah e Ryder, infelizmente não me convenceu, foi tudo muito apressado e de uma forma nada credível.
Em relação aos personagens masculinos,  conhecemos Alistair, com aparência gentil mas com uma experiência sem igual. Em contraste, Ryder não tem a mesma profundidade,  parece viril e perigoso, sabemos o que sofreu, talvez seja isso que faça com que Sarah, seja atraída pela sua aparência e comportamento
Além deste trio principal, é claro, não devemos esquecer Maddy Clare, os vários aldeões com as suas próprias fraquezas, segredos e passados.
Apesar do romance não ter funcionado para mim, gostei imenso do livro, é um um romance histórico rápido e envolvente com uma história de fantasmas eficaz. 

Sem comentários:

Enviar um comentário