segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Limões na Madrugada - Carla M. Soares - Opinião - Cultura Editora



Sinopse: Ansiosa por regressar à Argentina, mas presa a Portugal, distante do homem que ama e da mulher com quem vive, Adriana está perante um dilema universal e intemporal: manter-se comodamente na ignorância ou desvendar o passado da família, como se de um caso policial se tratasse, enfrentando assim aquilo de que andou a fugir toda a vida, por mais doloroso que seja.
Num jogo magistralmente imaginado pela autora, entre a vida atual de Adriana e os ecos do Portugal antigo, machista e violento dos seus pais e avós, esta história, de uma família e dois continentes, é uma viagem entre o presente e o passado, uma ponte sobre o fosso cultural que separa as gerações, um tratado sobre tudo aquilo que a família pode fazer à vida de um só indivíduo.
Entre a sombra e a luz, deixando que por vezes os silêncios falem mais alto do que as palavras, Limões na Madrugada é um romance sobre o amor incomum, o poder da família e a necessidade da coragem.


Opinião: Sendo o primeiro livro que leio da escritora, parti com uma grande expectativa para esta leitura, e não me desiludiu, mistério, trama, romance, bons ingredientes que nos transportam entre Portugal e Argentina numa leitura super envolvente.
Limões na Madrugada conta-nos a história de Adriana, uma mulher a viver desde pequena na Argentina e que pouco sabe da família paterna, mas quando recebe uma carta da sua tia que faleceu a pedir para esta vir para Portugal e conhecer mais sobre a história da sua família, tudo muda e fantasmas do passado vêm para assombrar a sua vida.
Ao longo do livro, vamos viajando sobre a vida da Adriana na Argentina onde conhecemos mais sobre a personagem, a ligação que esta tem com os pais e sobre a sua vida amorosa e ao mesmo tempo vamos acompanhado o descobrir da família Branco em Portugal e todos os seus mistérios.
De capítulos curtos, e uma leitura rápida e super aliciante, vamos conhecendo os elementos da família Branco, num Portugal super tradicional onde a mulher era completamente submissa ao homem, e onde aquele antigo ditado super machista, naquela época se aplicava de forma bastante rigorosa (entre marido e mulher não se mete a colher). Adriana é confrontada com histórias que a deixam muito desconfortável sobre a sua família, e até aquele que pensava conhecer minimamente que era o seu pai, afinal não é quem pensava.
Um história de famílias, que nos faz viajar no tempo, uma homenagem ás mulheres lutadoras, que defendem os seus ideais e uma leitura sempre acompanhada pela memória do cheiros dos limões e todas as recordações que isso traz a cada um de nós.



Leitura com o apoio da Cultura Editora

3 comentários:

  1. Bom dia, Nídia

    Parabéns por manteres um blogue cuja temática é o mundo literário, fico sempre satisfeita quando descubro mais uma pessoa que lê.

    Vim espreitar esta reviewi para tentar entender a classificação deste livro, uma vez que estou a lê-lo.

    Sem qualquer propósito de ofender, fui espreitar outras reviews tuas e gostaria de deixar alguns comentários.

    Infelizmente,a review parece-me uma espécie de resumo/extensão da sinopse. Não se entende muito bem em que medida o livro te agradou/desagradou, captivou ou desiludiu. Entendi, apenas, que foi o primeiro livro da autora que leste, e dizes que não te decepcionou, mas a classificação são 3*. Gostaria apenas de entender melhor a tua percepção face à história. Também li outras reviews em que explicas o que se passa no livro (atenção que a sinopse já o faz, se quiseres captar mais leitores, passa por cima dessa parte ou podes referi-la apenas no que for essencial).

    Boa sorte!

    Deixo-te o meu blogue, com as minhas reviews, que não são necessariamente melhores, mas que te podem dar umas ideias.

    Beijinhos

    http://castelos-de-letras.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Não conheço a autora mas gostei do título.

    ResponderEliminar