segunda-feira, 2 de abril de 2018

Exílio - R. A. Salvatore - Opinião - Editora Saída de Emergência





Sinopse: Após renegar a sua própria família e partir para longe de Menzoberranzan, a sua pátria, Drizzt tem que aprender a sobreviver e conquistar um novo lar no imenso labirinto dos túneis subterrâneos onde se ocultam criaturas das trevas. Mas o verdadeiro perigo parte da sua própria raça e Drizzt terá que estar atento a sinais de perseguição, pois os elfos negros não são um povo misericordioso...Venha descobrir Drizzt, o elfo negro, uma das personagens mais lendárias da fantasia. E acompanhe-o na épica e intrépida jornada para longe de um mundo onde não tem lugar... em busca de outro, na superfície, onde talvez nunca o aceitem.

Opinião: Li o primeiro livro desta trilogia já à algum tempo e lembro-me na altura que tinha gostado imenso, com uma atmosfera negra e com grandes batalhas, adorei acompanhar a história de Drizzt o elfo negro que se sente completamente à parte dos costumes da sua raça e após vários eventos acaba por renegar a família e alojar-se nos túneis subterrâneos e é aqui começamos a nova aventura.
R.A. Salvatore faz um ótimo trabalho transpondo-nos na história com Drizzt, realmente sentimos como se entendessemos os perigos que Drizzt enfrenta, cada um dos eventos que o elfo negro encontra muda-o visivelmente ao longo da história, a luta do Drizzt para se ajustar a um mundo completamente diferente, cheio de pessoas que o odeiam por causa de sua raça, é uma história detalhada e fantástica.
A coisa mais importante a salutar é a acção, existem numerosas batalhas descritivas ao longo do livro que são muito nítidas para quem está a ler.
Após décadas a viver nos túneis e com pouca interacção inteligente Drizzt acaba por desenvolver um espírito primitivo de caçador e se este já era um excelente lutador, acaba por se tornar excepcional, a única companhia que mantém é o seu amigo místico a pantera e com ele exploram e enfrentam os perigos do subterrâneo.
Por outro lado a mãe de Drizzt não esquece o que este fez, e acaba por trazer do mundo dos mortos uma criatura para procurar Drizzt e o matar. Drizzt tudo faz para fugir ao perigo, e acaba por se tornar amigo de um anão e são muitas a aventuras que vamos acompanhado com estes dois companheiros acabando por irem parar a uma sociedade sobrenatural onde se tornam escravos praticamente sem mente, e são maravilhosas as descrições das batalhas que o escritor nos proporciona.
O se não e que senti falta, foi toda a escuridão que encontramos no primeiro livro, tinha achado diferente todo aquele mundo e sociedade dos elfos negros e neste senti falta disso, gostava de ter sentido mais aquela nuvem negra à volta desta raça. 
Em suma, acabamos por conseguir criar uma conexão com o personagem principal, o senso de justiça de Drizzt e o facto de usar as suas habilidades para derrotar a injustiça, fazem-no um personagem bastante interessante, para quem gosta destes livros de fantasia com muita acção sem dúvida que recomendo.










Sem comentários:

Enviar um comentário