quinta-feira, 1 de março de 2018

A Viúva - Fiona Barton - Opinião - Editora Planeta


Sinopse: Ao longo dos anos, Jean Taylor deixou de contar muitas coisas sobre o terrível crime que o marido era suspeito de ter cometido. Ela estava muito ocupada sendo a esposa perfeita, permanecendo ao lado do homem com quem casara enquanto convivia com os olhares acusadores e as ameaças anónimas.
No entanto, após um acidente cheio de enigmas, o marido está morto, e Jean não precisa mais representar esse papel. Não há mais motivo para ficar calada. As pessoas querem ouvir o que ela tem a dizer, querem saber como era viver com aquele homem. E ela pode contar para eles que havia alguns segredos. Afinal, segredos são a matéria que contamina (ou preserva) todo casamento.
Narrado das perspectivas de Jean Taylor, a viúva, do detetive Bob Sparkes, chefe da investigação, cuja carreira é posta em xeque pelo caso, e da repórter Kate Waters, a mais habilidosa dos jornalistas que estão atrás da verdade, o romance de Fiona Barton é um tributo aos profissionais que nunca deixam uma história, ou um caso, escapar, mesmo que ela já esteja encerrada.

Opinião: A viúva de Fiona Barton, poderia ser uma história relativamente simples, mas de simples não tem nada. Jean é a esposa de um homem com um carácter mau, e enquanto este estava vivo protegeu os seus segredos e suportou o assédio que veio por ser a esposa de um criminoso, mas tudo muda quando o marido morre, Jean pode dizer ao mundo o que era viver com aquele homem o os segredos entre marido e mulher.
A história é muito refrescante, mostra-nos os hediondos segredos e os lugares escuros que podem existir entre marido e mulher, através de capítulos que vão alternando entre vários narradores e períodos de tempo, a viúva transporta-nos para uma imagem viciante e confusa de Jean, do seu marido e do crime que foi acusado de cometer.
A personagem para mim mais bem construída é Jean, é uma mulher que passou a sua vida a ser a esposa perfeita a qualquer custo, comprometida com o papel de esposa devota que nunca colocou em causa a veracidade sobre a inocência do seu marido, mas será que Jean é inocente de verdade, será que não sabia realmente sobre a vida pessoal do seu marido?
Foi um verdadeiro desafio tentar adivinhar os verdadeiros motivos de Jean, sendo uma personagem principal multifacetada e enigmática.
Os pontos negativos que tenho que enaltecer, foi o facto de início demorei um pouco a ficar entusiasmada com história, apesar de todos os puzzles que se começavam a construir não estava a ser o suficiente para me agarrar, mas com o desenrolar começou a aparecer a enigmática Jean e foi a alavanca para a restante história, apesar de tudo penso que o fim acabou por se tornar um pouco previsível e poderia ser um pouco mais desenvolvido.
A viúva é uma história sobre a verdade e como esta pode ser manipulada e escondida, cada personagem tem o seu próprio relacionamento com a verdade por detrás do principal crime da história. Jean escondeu e alterou o seu conhecimento da verdade, a repórter Kate (personagem que menos gostei) persegue a verdade, mas apenas para seu benefício pessoal, o detective Bob é o único que realmente persegue a verdade e o marido é um autentico manipulador da verdade.
Foi interessante compreender que cada personagem pega partes da mesma verdade e manipula-a para atender às suas próprias necessidades.
Em suma um bom livro, escrito de forma engenhosa para quem gosta de thrillers.
















Sem comentários:

Enviar um comentário