terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Ao Fechar a Porta - B.A.Paris - Opinião - Editorial Presença



Sinopse: Quem não conhece um casal como Jack e Grace? Ele é atraente e rico. Ela é encantadora e elegante. Ele é um hábil advogado que nunca perdeu um caso. Ela orienta de forma esmerada a casa onde vivem, e é muito dedicada à irmã com deficiência. Jack e Grace têm tudo para serem um casal feliz. Por mais que alguém resista, é impossível não se sentir atraído por eles. a paz e o conforto que a sua casa proporciona e os jantares requintados que oferecem encantam os amigos. Mas não é fácil estabelecer uma relação próxima com Grace... Ela e Jack são inseparáveis. Para uns, o amor entre eles é verdadeiro. Outros estranham Grace. Por que razão não atende o telefone e não sai à rua sozinha? Como pode ser tão magra, sendo tão talentosa na cozinha? Por que motivo as janelas dos quartos têm grades? Será aquele um casamento perfeito, ou tudo não passará de uma perfeita mentira?

Opinião: Quanto sabemos realmente sobre as pessoas que escolhemos para passar as nossas vidas, e quanto sabemos sobre os segredos que os nossos amigos e vizinhos mantêm nas suas casas? B.A. Paris explora o potencial para o mal e o abuso num casamento supostamente perfeito.
Iniciamos a leitura com um jantar organizado por Grace e Jack para outros 2 casais, durante o jantar Grace explica como conheceu o seu marido, esta estava no parque com a irmã Millie que tem síndrome de Down, quando um estranho estende a mão para Millie e começa a dançar com esta, encantada com a sua bondade Grace fica fascinada por Jack, um advogado que defende mulheres vítimas de violência doméstica. Esta conversa é apresentada de forma fantástica, mostrando que a vida do casal é perfeita, mas será mesmo assim? Será que todos acreditam?
Os capítulos, vão alternando entre o passado e o presente, e o que nos deixa intrigados no presente, será explicado pelos capítulos no passado.
Se Jack e Grace, são os nosso protagonistas principais, tenho que dar um grande destaque a Millie, apesar das suas limitações intelectuais, esta reconhece o mau comportamento de Jack  e tem um forte amor e lealdade em relação a Grace, já a personagem Esther acaba por ser intrigante, uma vez que se por um lado o autor nos coloca a pensar será que a Esther já se apercebeu do que se passa, por outro lado pensamos se esta não sabe de tudo o que se passa na casa de Grace e Jack e não está a ser conivente com tudo.
O escritor, construiu um mundo sinistro e com requintes de malvadez de forma muito subtil, atraindo o leitor para a loucura do casamento de Jack e Grace, dado que manipula situações comuns para ilustrar os verdadeiros segredos que o casal esconde.
Não posso deixar de ilustrar alguns pontos que me deixaram um pouco desiludida, um deles foi o facto de ser um pouco céptica em relação ao facto de Esther não intervir de forma mais veemente já que tinha tantas suspeitas que algo não estava bem, e depois foi aquele final, a sério que acabou assim estava à espera de algo mais retorcido e malvado dado toda a essência do livro.
Mas apesar de tudo este thriller doméstico consegue absorver-nos no mundo louco de Jack e Grace, leva-nos para uma leitura vertiginosa para um mundo de terror, abuso e pânico.







1 comentário:

  1. Fiquei curiosa com a história, inclusive porque é um romance doméstico. Já agora adorei o trocadilho com a foto.
    Beijinhos, Suspiros da bea

    ResponderEliminar