quinta-feira, 26 de outubro de 2017

A Terceira Mulher - Lisa Jewell - Opinião - Topseller





Sinopse: Todos temos segredos, e os segredos têm consequências.
Adrian Wolfe tem duas ex-mulheres, cinco filhos e demasiada bagagem.
Mesmo assim, ele e a sua terceira mulher, Maya, vivem em harmonia com a sua extensa família? Até que Maya morre inesperadamente e sem explicação. Um ano depois, as circunstâncias bizarras da sua morte continuam a atormentar Adrian: terá sido mesmo acidente? Ou suicídio? Teria Maya razões para tirar a sua própria vida?
Tentando ultrapassar o luto, Adrian decide investigar e descobre segredos perturbadores que o levam a passar em revista a relação com as ex-mulheres e os filhos. De repente, a frágil bolha de felicidade que envolvia a sua esquizofrénica família rebenta. Nem tudo é o que parece com os Wolfes. E quanto mais defeitos Adrian descobre na sua vida aparentemente perfeita, mais ele se questiona: será que algo ou alguém levou Maya à beira do precipício?
Um romance intenso sobre famílias modernas, que o deixará completamente agarrado aos seus segredos.

Opinião: Maya é a terceira mulher de Adrian, e esta é introduzida no livro, enquanto bêbada anda às voltas nas ruas de Londres, se inicialmente os seus pensamentos eram cheios de luzes coloridas e risos, escurecem quando pensa em voltar para o seu marido, mas então acontece a tragédia e acaba por morrer atropelada.
Após a morte inesperada de sua terceira esposa, Maya, Adrian parece afundar-se em desgosto para a consternação de suas duas ex-esposas, Susie e Caroline, e seus cinco filhos. De forma a iniciar um novo começo, Adrian decide adotar o gato de Maya e quando  coloca um anúncio, uma mulher atraente chamada Jane responde. Pela primeira vez em meses, Adrian começa a sentir-se vivo, mas Jane desaparece de sua vida tão rápido quanto chega deixando apenas um telefone.
À medida que as semanas passam, Adrian tenta encontrar Jane e as suas suspeitas são despertadas quando o seu filho mais velho, Luke, encontra uma pasta no computador de Adrian cheio de correio de ódio dirigido a Maya. Sempre intrigado com a morte de Maya, Adrian fica consternado quando percebe que o conteúdo dos e-mails prova que o culpado era alguém na família ou perto dele. Quem quereria Maya morta?

Ao revelar os últimos meses de Maya, a escritora levanta lentamente as camadas desta família aparentemente perfeita e revela os fundamentos muito instáveis abaixo dos quais para mim é a parte mais interessante do romance. Enquanto a maior parte da narrativa é contada a partir do ponto de vista de Adrian, os parágrafos narrados pelos seus filhos de diferentes idades são os mais reveladores e aprendemos lentamente que Adrian tem se enganado sobre a harmonia dentro da sua família.
Quando todas as revelações surgem,  Adrian percebe que é o único que deve ser responsabilizado pela infelicidade e eventual morte de Maya. Resolvendo melhorar toda a situação, Adrian finalmente começa a ouvir os seus filhos e remendar as coisas com Caroline a sua segunda esposa, que agora acredita ser o amor de sua vida. Considerando a quantidade de dor que Adrian causou, acho que acaba por ter um final muito leve.
Embora o enredo seja complexo a Terceira Mulher é um livro fácil de ler, as personagens são interessantes e gosto como a escritora acaba por construir famílias aparentemente perfeitas, são lentamente reveladas como sendo o oposto.






Sem comentários:

Enviar um comentário