quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Uma Mulher Respeitável - Célia Correia Loureiro - Opinião - Marcador



Sinopse:~1831~
Pouco depois de se casar, a sorte do conde de Cerveira sofre um revés. Uma série de infortúnios deixam-no à beira da ruína financeira, e não demora muito para que comece a desconfiar dos intentos da estranha de beleza intrigante que desposou. Perante a dúvida, decide enviar Leonor Sanches para um exílio temporário junto do tio, que ensina no prestigiado Trinity College, em Dublim. Conforme a epidemia de cólera vai ceifando as vidas de cristãos e anglicanos na Irlanda, também o coração de Leonor Sanches se oferece à tragédia.
~1857~
Cinquenta anos depois de perder o seu bem mais precioso para as tropas de Napoleão, Mariana Turner sente que está a um passo de descobrir toda a verdade sobre os acontecimentos de Março de 1809. Novas revelações apontam para que a condessa de Cerveira, encarcerada no Porto, seja a chave para resolver o mistério. Munida de uma determinação inabalável, tudo fará para conseguir deslindar o passado de Leonor Sanches – fidalga e anjo caído.

Opinião: Uma Mulher Respeitável é um excelente livro Célia Loureiro com uma pesquisa histórica cuidada, é capaz de nos transportar para o Portugal daquela época e sem dúvida que nos faz querer acompanhar a história das personagens até ao fim.
Apesar de não ter lido a Filha do Barão conseguimos acompanhar toda a trama e criarmos empatia com as personagens.
Numa Mulher Respeitável conhecemos a história de Leonor, começamos por conhece-la ainda criança e ao longo da história e através de vários saltos no tempo consegui perceber como a vida de Leonor foi cheia de reviravoltas, amor, traição, crueldade estes foram  alguns dos ingredientes que fui acompanhando ao mesmo tempo que ia percebendo o porquê de Leonor ser a pessoa que conhecemos na actualidade.
Com capítulos curtos, linguagem cuidada e uma linha temporal bem identificada faz com que a estrutura não se torne confusa.
Para quem gosta de romance histórico Uma Mulher Respeitável tem todos os ingredientes para não desiludir, com uma escrita fluída e cativante sem dúvida é um livro a ter na estante.  


Leitura com o apoio da Editora Marcador













2 comentários:

  1. Olá!
    Estou a acabar de ler o "O Funeral da nossa mãe" da autora e estou a gostar muito. Também adorei o "Demência".
    Quero ler esse.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também li o Funeral da nossa mãe e tamém gostei muito, nota-se uma grande evolução na escrita da Célia. Gosto muito dos livros dela.

      Eliminar