sábado, 25 de novembro de 2017

Memórias de uma Cortesã - Wray Delaney - Opinião - Quinta Essência



Sinopse: Uma odisseia sexual na cidade de Londres do século XVIII.
A jovem Tully chegou a ser a mulher mais desejada de Londres. Agora, todos disputam os melhores lugares para assistir à sua execução. Ela sabe que tem apenas uma hipótese de escapar à forca. Para tal, tem de conseguir contar a história da sua vida à única pessoa capaz de a salvar.
Nas catacumbas da prisão de Newgate, Tully aguarda... E escreve com a emoção de quem luta pela vida. Casada à força aos doze anos para saldar as dívidas de um pai alcoólico, consegue escapar apenas para ser despachada para o bordel mais sumptuoso da cidade, onde descobre a sua vocação como cortesã. Tully Truegood é órfã, cortesã e aprendiza de um feiticeiro. Será também assassina?
Pleno de erotismo e realismo mágico, Memórias de uma Cortesã é uma magnífica viagem ao submundo londrino do século XVIII.


Opinião: Memórias de uma cortesã, remete-nos para os meados do século 18, com toda a luz e escuridão de Inglaterra daqueles tempos, onde não existe tolerância para sensibilidade moderna, retratando em como era o papel da mulher naquela época e como quase todos os terrores e abusos são possíveis, por isso não é uma leitura que nos deixa indiferentes.
É um livro que se encontra no meio entre a ficção histórica e o romance e é erótico em detalhes.
A história começa com Tully na prisão a aguardar julgamento por assassinato, mas o exame médico revela que esta está grávida e por isso este é adiado até ao nascimento do seu filho, assim dá a Tully o tempo suficiente, para reflectir sobre a sua vida e como chegou até aqui. A história começa na infância de Tully e é contada na primeira pessoa, é o conto de uma jovem usada para os propósitos de outros que tenta sobreviver, quando não tem nada dela, dá alegria e força para aqueles que precisam dela, e mantém a cabeça erguida e luta por si mesma e pelos outros que esta cuida. 
A nossa protagonista, tem a capacidade de ver fantasmas que assombram as pessoas em seu redor, mas muitas vezes vão ser a salvação para o seu sucesso, envolvendo Tully em situações bastante complicadas.
O livro está cheio de sexualidade, algo com que a nossa narradora se sente bastante à vontade, mas somente quando sente carinho pelo seu parceiro, existe muita emoção no livro e realmente sentimo-nos parte da viagem de Tully. 
Memórias de uma Cortesã é intenso e cheio de significado, conta a história de uma jovem que poderia ser de horror, mas que mesmo assim é guiada por caminhos de luz e felicidade e com momentos de muito erotismo.


Leitura com o apoio da Editora Quinta Essência



Sem comentários:

Enviar um comentário