terça-feira, 9 de maio de 2017

Vagabundos dos Telhados - Katherine Rundell - Individual Editora



Sinopse: Sophie é resgatada por Charles Maxim das águas do Canal da Mancha, após o barco em que viajava ter sofrido um naufrágio. Sozinha no mundo, a criança não terá mais de um ano e fica a viver em Londres sob a tutela provisória de Charles, que a ama e educa como uma filha de verdade. Sophie cresce na esperança de vir encontrar a mãe, perdida no naufrágio. Mas cresce também num misto de felicidade e angústia, pelo receio de um dia ser forçada a ir para um orfanato.E é naquela esperança, que no amor funde a irracionalidade da crença com a audácia e a astúcia da vontade, que chegado esse dia, Charles e Sophie decidem que há só uma saída: fugir de Londres e ir para Paris, à “caça” da mãe.
É aqui que Sophie conhece os vagabundos dos telhados e os torna cúmplices leais da sua aventura. É uma história de amor e de afetos, de laços de amizade e cumplicidade, de medos, angústias, sacrifícios, de hesitações e coragem, de argúcia e destreza. Dá voz aos mais pequenos e aos ignorados e marginalizados da sociedade. Os atos mais simples são os mais generosos, e a bondade é uma virtude relembrada a cada som que a música, sempre a música de um violoncelo, vai ecoando ao longo das páginas, por cima dos telhados.
E é uma história sobre a mãe. E sobre a filha. E sobre um homem que, não sendo pai, foi o melhor pai de sempre.

Opinião: Dirigido para um público mais juvenil, este é um livro capaz de nos fazer sonhar de forma livre e ternurenta, certamente irá agradar a miúdos e graúdos.
Rooftoppers começa de forma sonhadora e brilhante onde conhecemos Sophie uma bébé que é encontrada a fluturar num violoncelo é adoptada por Charles um homem erudito e de espírito livre. Vamos acompanhando o crescimento de Sophie, em que esta torna-se uma jovem encantadora, sonhadora criada de uma forma mágica mas que não é bem vista aos olhos da sociedade.
Sophie acredita que a sua mãe ainda está viva e parte numa aventura com o seu protector Charles para tentar descobrir o paradeiro da mesma. Já em Paris conhece Matteo e os vagabundos do telhado e é aí que toda a aventura começa.
Todo o livro nos conduz de uma forma ritmada, a fazer-nos lembrar a própria pauta musical, penso que toda a trama é destinada a replicar o tema musical, mas infelizmente penso que o final terminou de forma abrupta.
Acho que através desta leitura, faz-nos relembrar em como é importante o amor e a união e desperta toda a criança que existe em nós.














Sem comentários:

Enviar um comentário