sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Opinião: Pura Coincidência (Suma de Letras)





Sinopse: E se de repente se apercebesse de que é o protagonista do aterrador romance que está a ler? Catherine tem uma boa vida: goza de grande sucesso na profissão, é casada e tem um filho. Certa noite, encontra na sua mesa de cabeceira um livro com o título "O perfeito desconhecido". Não sabe como terá ido parar ao seu quarto ou quem o terá ali posto. Ainda assim, começa a lê-lo e rapidamente fica agarrada à história de suspense. Até que, depois ler várias páginas, chega a uma conclusão aterradora.
O perfeito desconhecido recria vividamente, sem esquecer o mais ínfimo detalhe, o fatídico dia em que Catherine ficou prisioneira de um segredo terrível. Um segredo que só mais uma pessoa conhecia. E essa pessoa está morta.

Opinião: Catherine Ravenscroft tem uma vida aparentemente feliz, casada com Robert, mãe já de um filho adulto está contente com a forma como a vida vai decorrendo, mas quando tudo parece estar bem Catherine descobre um livro que nunca tinha visto O Perfeito Desconhecido e quando o começa a ler   Catherine fica chocada com o que está escrito. 
Com o folhear das páginas o  livro vai forçá-la a reviver um momento indescritível na sua vida que ocorreu à  20 anos atrás e que ela esperava que seria esquecido para sempre, assim Catherine fica desesperada para descobrir não apenas como o livro surgiu na sua casa, mas também quem escreveu sobre algo que supostamente só ela e uma outra pessoa que já morreu conhecia.
No outro lado da moeda, conhecemos Stephen Brigstocke que teve o seu mundo destruído após a morte do seu jovem filho Johnathon e da sua esposa, Nancy. Depois da mulher morrer este ao verificar os seus pertences, depara-se  com um manuscrito que detalha  um segredo de uma mulher que ele nunca conheceu - Catherine. Mas é quando Stephen descobre umas fotografias tiradas pelo seu filho e que une as duas famílias o convence que o que se está a passar é culpa de uma única mulher.
O que se segue a segue  é um passeio de montanha-russa de voltas e reviravoltas, em que assistimos a vida de Catherine a implodir  lentamente até que o curso de colisão será esclarecer as coisas e estas não são tão claras quanto parecem.
A autora combina uma escrita simples e emocional com um enredo intrigante que vai mantê-lo a tentar adivinhar qual o passo a seguir que as nossas personagens irão adoptar, o que faz com que seja uma leitura absorvente.  Com a premissa de personagens cativantes somos  atraídos para  a tristeza do passado  e da tragédia que é o presente que  faz  que com que batemos à porta de  um drama familiar que nos irá deixar a pensar até lermos a ultima página.

Obrigada à editora Suma de Letras pela oportunidade.




Sem comentários:

Enviar um comentário